O Sacramento da Eucaristia é um dos três sacramentos que dão início à vida cristã. Junto ao Batismo e à Crisma, coloca o cristão em plena comunhão de vida com Jesus e sua missão. Leia MaisPosso fazer a Primeira Eucaristia junto com a Crisma?
O que é necessário para despertar esse sentimento na criança? Como preparar as crianças para a Primeira Comunhão? Há necessidade de padrinhos de Primeira Comunhão?
Veja abaixo algumas dicas do Padre Camilo. C.Ss.R.
2. Temos que ter presente que os primeiros catequistas das crianças são os próprios pais. É dentro do lar que a criança vai descobrir a importância da fé e o desejo de alimentar essa fé na participação ativa na vida da Igreja. Os catequistas das comunidades estão para auxiliar os pais na educação religiosa de seus filhos.

3. Quanto mais se vive a dimensão da presença do amor de Deus na mesa do lar, mais as crianças aprenderão a dimensão sagrada do amor, que se faz pão no altar da Igreja.
4. Por isso, durante a catequese, a criança deve ser envolvida nas celebrações da missa, para que ela crie amor para com as coisas de Deus e para com a casa de Deus. Como Jesus criança no Templo de Jerusalém nos ensina: “devo me ocupar com aquilo que é do meu Pai”.
A criança precisa sentir que a casa de Deus é sua casa. Esse envolvimento se dá colocando a criança para fazer leituras, participar da procissão do ofertório, acolhida e tantas outras dinâmicas nas quais ela pode ser envolvida para que se encante pela alegria de celebrar.
5. Para a Primeira Comunhão, não há a necessidade de ter padrinhos. Dentro dos Sacramentos da Iniciação Cristã, os padrinhos são necessários no Batismo e na Crisma, como aqueles que vão ajudar a criança a viver a fé e a dar testemunho de Jesus Cristo. Os padrinhos ajudam nisso, sendo eles também testemunhas de fé para o coração da criança.
6. Por isso, a boa preparação para a Primeira Comunhão de nossas crianças está em despertar nelas um profundo amor a Jesus e à Igreja, para que elas possam comungar a vida inteira com a mesma emoção e alegria do dia de sua Primeira Comunhão, não perdendo o significado do Primeiro Amor.
Veja a explicação completa com o missionário redentorista Padre Camilo Júnior, C.Ss.R.:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.